Buscar
  • VetChi

O que é Veterinária Holística?

O termo “holístico” é originário do grego “holus” e significa “totalidade”.  A Medicina Holística possui uma abordagem integrativa para o cuidado da saúde, onde o paciente é avaliado como um todo. Conhecer além de sua patologia, seus sistemas, emoções, inter-relações com o ambiente onde está inserido é parte importante da avaliação. A individualização do tratamento é uma das premissas dessa medicina, onde busca-se a cura do paciente, mas também a prevenção de desequilíbrios no organismo e promoção da saúde.

A Medicina Holística reúne e harmoniza os recursos terapêuticos da medicina natural, como a Acupuntura, Homeopatia, Floral, Nutrição, Reiki, Aromaterapia, Moxabustão, Massagem Chinesa.

Acupuntura- A acupuntura é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e sua origem é milenar. Consiste no estímulo através da inserção de agulhas em determinados pontos na superfície do corpo (ressonadores) que mobilizam o fluxo de Chi (energia) através dos canais e meridianos do corpo. Dessa forma, o organismo é tratado em sua totalidade, seus sistemas, interrelaçoes e psiquismo.A Acupuntura Veterinária atua em conjunto com diversas especialidades veterinárias, complementando-as. É indicada para alteração em qualquer um de nossos sistemas, sendo as principais: Alterações Locomotoras, Reabilitações Cirúrgicas, Neurologia (AVC, paralisias, Síndromes Vestibulares, Cauda Equina), Distúrbios Respiratórios, Genito-urinários, pacientes Oncológicos, Doentes Renais, entre outras


Homeopatia – A homeopatia, vertente da medicina holística, foi desenvolvida no final do século XVII por Samuel Hahnemann. Sua metodologia não foca apenas na doença do paciente, uma vez que observa o indivíduo como um todo, equilibrando sua energia vital. Dessa forma, o corpo é estimulado pelos medicamentos a desenvolver uma resposta orgânica e natural para sua recuperação. Em sua formulação são utilizadas substâncias vegetais, minerais e animais, de forma ultra diluída.Nos animais, sua aplicação tem amplo espectro e seu uso pode ser associado à medicação alopática do paciente. É utilizada no tratamento de alergias, insuficiências renais, doenças pulmonares, articulares, alterações endócrinas/metabólicas e distúrbios de comportamento, entre outros. A homeopatia é muito indicada para pacientes idosos, pois não apresenta os efeitos colaterais das medicações.


Florais-  As essências florais são extratos líquidos sutis preparadas a partir de flores silvestres. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio energético, emocional e o bem estar do paciente. Problemas de saúde física podem ter podem ter sua origem nas emoções e o floral procura atuar nesse sentido.


Reiki – O Reiki é utilizado em pessoas, animais e plantas. Os animais adoram! Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal (através da imposição das mãos), para promover o completo equilíbrio energético. Dentre as suas indicações estão: reduzir o estresse, fortalecer sistema imunológico, aliviar a dor, melhorar cicatrização, distúrbios de comportamento e efeitos colaterais de medicações.


Dra. Ana Beatriz Hassan - Médica Veterinária especializada em Medicina Holística

0 visualização

Entre em contato

(21) 98723-1700  

vetchi.bia@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Na Rede