Acupuntura e Moxabustão

A acupuntura é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e sua origem é milenar. Consiste no estímulo através da inserçao de agulhas em determinados pontos na superficie do corpo (ressonadores) que mobilizam o fluxo de Chi (energia) através dos canais e meridianos do corpo. Dessa forma, o organismo é tratado como um todo, seus sistemas, interrelaçoes e psiquismo.

 

De acordo com a MTC, o organismo é um sistema em equilíbrio dinâmico, sendo constituído por substâncias fundamentais que fluem por canais energéticos, distribuídos ao longo do corpo. Quando o fluxo dessas substâncias está adequado, harmonizado, pode-se dizer que o indivíduo está em equilíbrio.  

 

A Acupuntura Veterinária atua em conjunto com diversas especialidades veterinárias, complementando-as. É indicada para alteração em qualquer um de nossos sistemas, sendo as principais: Alterações Locomotoras, Reabilitações Cirúrgicas, Neurologia (AVC, paralisias, Síndromes Vestibulares, Cauda Equina), Distúrbios Respiratórios, Dermatológicos, Cardiovasculares, Digestivos, Genito-urinários, pacientes Oncológicos, Doentes Renais, entre outras.

Moxabustão

 

Proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, a moxabustão é uma técnica que, assim como a acupuntura, utiliza os meridianos de energia para fins terapêuticos. A moxabustão é capaz de promover o equilíbrio do corpo com a aplicação de calor nos pontos meridianos através da moxa (bastão que tem como principal matéria prima uma erva chamada de Artemísia). Utilizado principlamente em problemas musculares e esqueléticos.